News & Announcements

19/04/2015: Uíge: Ministra da Cultura considera Batalha de Ambuila um importante legado histórico

Uíge: Ministra da Cultura considera Batalha de Ambuila um importante legado histórico

Uíge - A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, considerou sexta-feira, na cidade do Uíge, a Batalha de Ambuila como um importante legado da história de Angola, que deve ser preservada.

A ministra interveio no encontro com as associações culturais e artistas locais, no quadro da sua visita de 48 horas à província do Uíge.

“Assinalar os 350 anos da Batalha de Ambuila é honrar a memória de todos aqueles que tombaram neste sítio, porque eles estavam empenhados na preservação da soberania do reino do Congo”, explicou.

Para a governante, a Batalha de Ambuila é muito importante pelo facto de ter dado, naquela altura, um sinal muito sério do que devia ser a unidade dos povos, com vista a garantir a soberania e a independência do território angolano.

Sublinhou que a classificação como sítio histórico visa valorizar o património, os locais históricos e sobretudo dar a conhecer aos jovens a bravura heróica dos antepassados, na defesa da integridade histórica e cultural de Angola.

A ministra manteve encontro de cortesia com o governador em exercício, Carlos Mendes Samba, visitou a ex-cadeia da PIDE – DGS, o estúdio discográfico Neru e o antigo Museu Etnográfico do Uíge.