News & Announcements

17/04/2015: Presidente da República afirma que país vai primar sempre por eleições

Presidente da República afirma que país vai primar sempre por eleições

Luanda - O presidente da República, José Eduardo dos Santos, afirmou nesta quinta-feira, em Luanda, que Angola vai continuar com o processo de eleições para manter o exemplo de democracia.

O Chefe de Estado angolano, que falava aos jornalistas após o encontro que manteve com o seu homólogo da Namíbia, Hage Geingob, salientou que Angola está no segundo turno de eleições e que a intenção é continuar essa tradição de eleger democraticamente o seu presidente.

"Estamos no mesmo processo e a nossa intenção é defender os interesses dos nossos povos para o desenvolvimento e bem-estar dos mesmos", sublinhou o Presidente José Eduardo dos Santos, quando fazia uma comparação com o processo de eleições na Namíbia, que actualmente vai na terceira eleição presidencial.

"Eu disse ao Chefe de Estado namibiano, Hage Geingob, que a Namíbia já vai no terceiro presidente e é um exemplo de exercício de democracia multipartidária e Angola vai no segundo e estamos no mesmo processo", frisou o líder angolano.

Hoje os dois Chefes de Estado estiveram reunidos em privado durante cerca de uma hora, e no centro do diálogo estiveram questões de interesse bilateral, da região austral de Africa e do próprio continente africano, em geral, bem como de índole internacional.

Hage Geingob termina a sua visita a Angola ainda hoje, a primeira oficial ao exterior, após ter tomado posse a 21 do mês de Março.

Angola e Namibia, países fronteiriços e membros da Comunidade de Desenvolvimento da  África Austral (SADC) até ao presente momento rubricaram  já vinte e oito (28) acordos de cooperação em vários domínios.