News & Announcements

17/04/2015: Ministro das Relações Exteriores considera positiva visita de Hage Geingob

Ministro das Relações Exteriores considera positiva visita de Hage Geingob

Luanda- O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, considerou, nesta quinta-feira, em Luanda, "extremamente positiva" a visita de algumas horas efectuada pelo Presidente da Namíbia, Hage Geingob, destinada ao reforço das relações bilaterais e de cooperação.

A posição do governante foi apresentada à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, momentos após Hage Geingob ter deixado o país, de regresso a Windhoek, tendo o Chefe de diplomacia justificado o sucesso da missão pelo facto de ter escolhido Angola como primeiro país a visitar depois da tomada de posse a 21 de Março último.

Segundo o ministro, aquando da sua investidura o estadista namibiano enfatizou “os tradicionais laços de amizade e históricos existentes entre os dois países”, motivo que dá relevo à visita de algumas horas efectuada a Angola.

Na ocasião, destacou que antes de se deslocar a qualquer outro Estado, em missão oficial, passaria antes por Angola, como sinal de “elevada consideração” pelo tipo de amizade e relações de cooperação que desenvolvem os dois países.

O ministro fez referência aos acordos existentes entre os dois países, ao encontro mantido entre os líderes e o acordo de transferência recíproca de reclusos na área da justiça.

Disse existirem entre os dois países acordos em vigor que funcionam plenamente e que têm sido revitalizados a nível dos ministérios das relações exteriores e outras entidades governamentais.