News & Announcements

15/04/2015: Ministro da saúde defende a municipalização dos serviços de saúde

Ministro da saúde defende a municipalização dos serviços de saúde

Luanda - O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, disse nesta terça-feira, em Luanda, que a humanização dos Serviços de Saúde funciona como um elemento importantíssimo para a responsabilização das famílias e para a possibilidade de se interagir.

O governante falava num dos programas da Televisão Pública de Angola (TPA), sobre a institucionalização da humanização nos Serviços de Saúde, na semana em que também foi lançada a campanha sobre segurança alimentar e nutrição, sobre o lema “Do Campo para os pratos tornemos os alimentos mais seguros”.

Acrescentou que neste processo de municipalização há um elemento que será lançado como um dos agentes comunitários do desenvolvimento de saúde, e que estes agentes comunitários são pessoas que vão trabalhar nas comunas.

“O programa de municipalização influencia porque fazem parte do passivo que nós temos, e esse passivo faz com que os investimentos que são feitos não dão resultados tão rapidos como nós gostaríamos", realçou, adiantando que há outras intervenções que influenciam positivamente o índice do desenvolvimento humano, mas para isso deve haver mais água”.

Admitiu que desde 2014 o país não teve cólera, mas acredita que este ano vai poderá acontecer porque em algumas zonas está a chover mais do que o habitual.