News & Announcements

15/04/2015: Destacado papel da juventude na conquista da independência de Angola

Destacado papel da juventude na conquista da independência de Angola

Luanda - O papel da juventude na conquista da independência do povo angolano foi nesta, terça-feira, em Luanda, destacado pelo secretário de estado da cultura, Cornélio Calei.

O secretário fez este pronunciamento quando dissertava uma palestra sobre o tema: “Importância do papel desempenhado pela juventude militar na conquista da independência, preservação da paz, consolidação da unidade e da soberania nacional sobre o estandarte 40 anos da independência nacional “, dirigida aos generais, almirantes e cadetes das Forças Armadas Angolanas, para comemorar o dia da juventude que se assinala a 14 de Abril.

De acordo com o palestrante, a juventude, desde cedo, jogou um papel muito importante na luta pela independência nacional contra o colonialismo. Por isso, o 14 de Abril é uma data que deve ser reflectida por se tratar da morte em combate de um comandante que sacrificou a sua vida para libertar o país.

“O comandante Hoji-Ya-Henda deixou um exemplo muito grande no ataque ao quartel de Caripande”, referiu Cornélio Calei.

O secretário de estado lamentou o facto de a nova geração não seguir o exemplo dos heróis nacionais, apelando aos militares a transmitirem as experiências à juventude para que a paz duramente conquistada se perpetue para sempre.

Entretanto, o chefe do Estado Maior General-Adjunto das Forças Armadas Angolanas para Educação Patriótica, general Egídio de Sousa e Santos, apelou à juventude a seguir os exemplos de todos heróis tombados em defesa da pátria, em particular o comandante Hoji-Ya-Henda.