Press Release

04/04/2015: EMBAIXADOR NOS EUA PARTICIPA EM SEMINÁRIO DE NEGÓCIOS EM PHOENIX PARA PROMOÇÃO DE INVESTIMENTO

EMBAIXADOR NOS EUA PARTICIPA EM SEMINÃRIO DE NEGÃCIOS EM PHOENIX PARA PROMOÃÃO DE INVESTIMENTO
O embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, Agostinho Tavares, chegou dia 2 de Abril de 2015, à cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia na sequência  dos encontros que tem estabelecido com a comunidade Angolana residente nos EUA e os parceiros americanos.
De acordo com o programa da visita em Los Angeles, o diplomata Angolano, visitou na manhã do dia 3 de Abril, as instalações do Consulado Geral de Angola naquela cidade, onde recebeu informações pormenorizadas sobre o seu funcionamento.
De seguida o Embaixador de Angola nos EUA, partiu para a cidade de Phoenix, Arizona onde na manhã de sexta-feira participou num Seminário de Negócios, uma iniciativa da Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP).
No certame, participaram representantes do governo federal e local, empresários americanos e angolanos que se deslocaram aos EUA, para o efeito.
“Angola hoje está a desfrutar de paz, estabilidade e consolidação da sociedade civil e das instituições democráticas. O nosso país tem levado a cabo reformas estruturais, judiciais e fiscais com vista à  descentralização dos serviços para melhorar a qualidade de vida de todos os angolanos”, disse o dipomata angolano, enfatizando que Angola está aberta ao investimento estrangeiro e empenhada em diversificar a sua actividade produtiva e económica, para além do petróleo e gás.
Quanto à relação bilateral Angola-EUA, Agostinho Tavares fez menção na sua intervenção proferida na abertura do Seminário de Negócios, ao envolvimento de ambos os países num diálogo formal de parceria estratégica, que trabalha activamente para o aumento do comércio bilateral e do investimento, implementar o acordo quadro de comércio e investimento, TIFA e prosseguir a transferência de tecnologia e iniciativas de saúde.
O diplomata encorajou os homens de negócios de Phoenix, a investir em Angola com o seu know-how e experiência dado o ambiente propício de negócios e as excelentes oportunidades de investimento que o nosso país apresenta.
No período da tarde, o diplomata Angolano, apresentou cumprimentos de cortesia a Christine K. Wilkinson, vice-presidente sénior da Universidade do Estado de Arizona, e a Hank Marshall, director para o desensolvimento económico da cidade de Phoenix.
Hoje, dia 4 de Abril de 2015, igualmente em Phoneix, o embaixador Angolano nos EUA, Agostinho Tavares, vai celebrar o décimo terceiro aniversário do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, com a comunidade Angolana residente naquela região, numa actividade de confraternização organizada pelo consulado geral em Los Angeles, onde estarão presentes representantes da associação comunitária e dos estudantes angolanos.
A comunidade residente no Estado americano de Arizona, é composta por cerca de 200 imigrantes Angolanos, divididos entre as cidades de Phoenix e Tucson. Além disso, existem cerca de 100 estudantes angolanos a frequentar faculdades e universidades nesse Estado, incluindo a Universidade Estatal de Arizona e o Pima Community College.
Phoenix, a capital do Estado mais populoso dos Estados Unidos, na costa oeste, é a sexta cidade com a maior densidade populacional em todo o país e um importante pólo de serviços da região, conhecida pela grande expansão da sua actividade industrial que faz dela um pólo de concentração, especialmente nos sectores da agricultura, alta tecnologia e indústria aero-espacial. A área metropolitana de Phoenix, é a 13º maior do país.
Agostinho Tavares, faz-se acompanhar nesta sua deslocação a Los Angeles e Phoenix, a última no quadro dos primeiros contactos com a comunidade Angolana residente nos EUA, de Martinho Codo, Cônsul Geral de Angola em Los Angeles, Califórnia, Eduardo Neto, Adido de Defesa na chancelaria militar junto à embaixada de Angola nos EUA, representantes da Anip e Comercial assim como de membros do seu staff.