News & Announcements

02/04/2015: Benguela: Comboio do CFB escala o Luau duas vezes por semana

Benguela: Comboio do CFB escala o Luau duas vezes por semana

Benguela - O Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) realiza desde o passado dia 14 de Fevereiro duas viagens semanais ao município do Luau (Moxico), fronteiriço às Repúblicas da Zâmbia e Congo Democrático, o que representa o cumprimento da sua missão histórica, afirmou o presidente do conselho de administração da empresa, Carlos Gomes.

Falando por ocasião da visita do presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, realizada nesta quarta-feira ao município do Lobito, o gestor disse que,  as carreiras para a estação do Luau representam uma conquista maior, e sobretudo a sua missão histórica, cujo objecto consiste na transportação de pessoas e mercadorias, a partir do CFB e Porto do Lobito para os diferentes pontos de destino.

Sem referir-se ao tarifário nem à média de passageiros por carreira, considerou tratar-se do maior orgulho que se pode registar, depois da sua interrupção em 1983, por razões de instabilidade militar que o país viveu.

O CFB, que conta com um total de 67 estações, entre as quais algumas de 1ª classe em Benguela, Huambo, Luena e Kuito, dispõe de uma linha principal de 1.344,088 quilómetros, além de vários ramais.

Antes da apresentação de um vídeo que retrata as distintas fases de funcionamento do Porto do Lobito, o ministro  dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, explicou ao presidente congolês que o Corredor do Lobito cobre uma zona de influência de 25 porcento da população angolana, estimada, segundo resultados provisórios do censo, em mais de 22 milhões de habitantes.

Benguela, Bié, Huambo e Moxico são as províncias servidas pelo corredor através do CFB, além dos sistemas modais aéreo, marítimo e rodoviário que permitem a interligação com o resto do país e além-fronteiras.