Press Release

20/03/2015: EMBAIXADOR VISITA HOUSTON PARA ENCONTRO COM COMUNIDADE ANGOLANA

EMBAIXADOR VISITA HOUSTON PARA ENCONTRO COM COMUNIDADE ANGOLANA

Houston - O embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, Agostinho Tavares, encontra-se desde quarta-feira (11) em Houston, estado americano do Texas, localizado na região sudoeste do país, para um encontro alargado com a comunidade angolana residente, a ter lugar sábado, dia 14 de Março de 2015.

De acordo com uma nota do Sector de Imprensa Embaixada de Angola nos EUA  O diplomata angolano visa assim dar continuidade ao estabelecimento dos seus contactos com a comunidade angolana residente nos EUA, com o objectivo de constatar as suas actividades, inteirar-se de possíveis dificuldades que enfrentam e informar sobre os esforços do Executivo, em prol do desenvolvimento do nosso país.

No primeiro dia da sua visita de trabalho, organizada pelo Consulado Geral de Angola, naquela cidade, o embaixador Agostinho Tavares, acompanhado de Júlia Machado, cônsul geral de Angola em Houston e de Eduardo Neto, adido de Defesa nos EUA, teve um encontro de cortesia com Elma Pegado, representante da petrolífera Sonangol em Houston, SONUSA.

Durante o mesmo foram abordados aspectos ligados ao funcionamento da SONUSA e à parceria existente com as companhias petrolíferas americanas.

O desenvolvimento contínuo do sector do petróleo bruto em Angola, a necessidade de continuar a diversificação dos clientes e destinos das vendas de petróleo bruto Sonangol, a importância de prosseguir com a valorização contínua do âmbito de negócios de Angola com o estrangeiro, assim como a necessidade de expandiar a representação da Sonangol no mercado internacional foram factores-chave que levaram à fundação da Sonangol EUA, SONUSA, que foi inaugurada a 12 de Novembro de 1997, tendo iniciado as suas actividades em Janeiro de 1998.

Elma Pegado informou ao embaixador Agostinho Tavares, que trabalham na SONUSA, quadros superiores Angolanos formados no ramo dos petróleos. A Sonangol EUA tem como objectivo manter uma presença constante no mercado petrolífero, evitando recorrer a intermediários e agentes comerciais ao mesmo tempo que  garante, simultâneamente, a venda do petróleo bruto angolano em nome da Sonangol E.P., aos melhores preços.

No final da visita, o embaixador Agostinho Tavares mostrou-se bastante satisfeito pelo facto de Angola estar bem representada em Houston, enfatizando que apesar da baixa do preço do petróleo, a nível internacional, a área shiping da SONUSA continua a sua actividade com bastante sucesso.

Agostinho Tavares efectuou de seguida uma visita às instalações do Consulado Geral onde interagiu com os diplomatas e funcionários de recrutamento local em missão em Houston.

O embaixador de Angola nos Estados Unidos da América visitou tambem na tarde de quinta-feira o Texas Children's Hospital (Hospital Pediátrico do Texas), no contexto da iniciativa "Global Health Corps", celebrada com o ministério da Saúde que conta com o patrocínio da petrolífera americana Chevron.

O Texas Children's Hospital é a segunda maior instituição de saúde do mundo, fundada há 60 anos, vocacionada para o recrutamento de  médicos pediatras para missões em Angola e noutros países do continente, a fim de cuidarem de milhares de crianças e famílias afectadas por problemas de saúde graves, como a anemia falciforme, malária, tuberculose, má-nutrição, cancro e VIH/SIDA.

Com uma grande diversidade cultural, o Texas é o segundo maior Estado dos EUA e o maior entre os 48 continentais. A sua extensão de 695 621,06 km², é maior do que a Alemanha e a Polónia juntas.

A primeira etapa do diplomata, neste seu périplo, teve início no passado dia 1 de Fevereiro na cidade de Newark, a mais populosa do Estado de New Jersey, onde igualmente teve um encontro com a comunidade angolana ali residente.