News & Announcements

11/03/2015: Ministros da CIRGL analisam estado da organização

Ministros da CIRGL analisam estado da organização

Luanda - O estado e funcionamento da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), bem como as estratégias para os próximos tempos estaão em análise hoje (quarta-feira), em Luanda, durante a X Reunião do Comité Interministerial desta organização.

A preparar o evento, estiveram reunidos terça-feira na capital angolana os coordenadores nacionais da CIRGL que analisaram o Relatório do Secretário Executivo sobre a implementação do Pacto desde a última reunião, Informação actualizada dos países membros sobre a implementação do mesmo, Apresentação e análises do Plano de Acção da CIRGL para 2015.

Sobre a mesa esteve ainda a Análise das Contribuições dos países membros ao orçamento da organização, Análises do Plano de Acção para o Recrutamento de um novo Secretário Executivo da CIRGL para o período 2016-2019, entre outros assuntos.

A República de Angola, através do seu Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, assume, desde o dia 15 de Janeiro de 2014, a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado com vista à promoção da paz e o desenvolvimento na região.

Angola, Burundi, República Centro-Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e a Zâmbia integram este órgão regional.