News & Announcements

09/03/2015: Delegação angolana nos preparativos da cimeira de Chefes de Estado da SADC

Delegação angolana nos preparativos da cimeira de Chefes de Estado da SADC

Luanda - Uma delegação angolana, chefiada pelo Secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel, concluiu neste sábado, na cidade de Harare, no Zimbábwe, os trabalhos que visam preparar a cimeira de Chefes de Estado da SADC prevista para finais de Abril.

Os trabalhos decorreram durante dois dias e nela participaram os ministros dos países membros da Comunidade Para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A delegação angolana participou activamente nos trabalhos que passaram em revista as resoluções saídas da última cimeira de Chefes de Estado, que decorreu em Victoria Falls em Agosto de 2014.

A comitiva angolana conseguiu que, no documento final, constasse uma resolução de agradecimento ao governo e ao Presidente José Eduardo dos Santos pelos esforços feitos no sentido de concluir os trabalhos que possibilitaram a reabilitação do Caminho de Ferro de Benguela, nomeadamente com o funcionamento do Corredor de Desenvlvimento do Lobito.

Os ministros dos países membros da SADC presentes na reunião sublinharam a importância dessa obra e destacaram o facto dela contribuir, de modo decisivo, para o desenvolvimento do comércio na região e para que a livre circulação de pessoas e de bens se possa fazer com maior tranquilidade e a um preço mais reduzido.

Durante o encontro foram abordados também aspectos que se relacionam com o funcionamento interno da organização, tendo sido dado algum destaque às questões financeiras.

Os ministros decidiram propôr para a cimeira que a organização apoie a candidatura do zimbabweano Tondo Sakala para o cargo de director do Banco Africano de Desenvolvimento.

Foi igualmente decidido na reunião apresentar à cimeira uma proposta no sentido dos Chefes de Estado aceitarem apoiar a candidatura das Seychelles para um dos postos de membro não permanante do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o biénio 2017-2018.

Na próxima cimeira, que terá como lema “Uma estratégia regional para os caminhos da industrialização”,  deverão ser também discutidos assuntos que têm a ver com a necessidade de melhorar o funcionamento da organização de modo a permitir que ela possa responder de forma mais efectiva aos novos desafios globais que são lançados sobre os países da SADC.

Os aspectos da solidariedade entre os países membros e um funcionamento mais ágil do seu secretariado, são dois dos desafios que os Chefes de Estado deverão igualmente enfrentar na próxima cimeira.

Além de Kiala Gabriel, que a chefiou, a delegação angolana integrava ainda os secretários de Estado do Comércio e dos Transportes, respectivamente, Alexandre Costa e José Kuvingua e ainda técnicos de diferentes Departamentos ministeriais habituados a lidar com os assuntos da SADC.