News & Announcements

23/02/2015: João Baptista Borges perspectiva implementar até 2025 energia solar nas zonas rurais

João Baptista Borges perspectiva implementar até 2025 energia solar nas zonas rurais

Luanda - O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, disse nesta segunda-feira, em Luanda, que até 2025, o projecto de implementação de energia solar vai beneficiar várias zonas rurais do país.

Segundo o governante, que discursava na abertura do workshop de Energia Solar Fotovoltaica para Electrificação Rural, que decorre de 23 a 27 deste mês, no Centro de Formação Profissional de Quadros de Electricidade (Comandante Hoji-Ya-Henda), a instalação de energia solar em várias localidades visa permitir que mais consumidores possam dela beneficiar.


“Vários estudos estão sendo feitos no âmbito da electrificação dos centros comunais em todas as províncias para permitir que os mesmos estejam electrificados”, frisou.

Por outro lado, João Baptista Borges considerou que “Angola é um país tropical onde o sol aparece durante todo ano, por isso devemos aproveitar mais e melhor esse recurso natural”, ressaltou.

Reconheceu que o Ministério de Energia e Águas tem feito um grande esforço no sentido de aproveitar melhor o sistema de energia solar, tanto na materialização de programas como “Aldeia Solar”, assim como na formação de técnicos para atender esse sector.

Essa formação, exemplificou, vai permitir alargar o sistema de fornecimento energético nas zonas rurais, a partir de fontes fotovoltaicas, principalmente nas regiões em que não existe cobertura da rede eléctrica convencional.

Recordou que existem aldeias, escolas, postos de saúde, esquadras de polícia, entre outras instituições públicas de algumas localidades do país a beneficiar de energia solar.

Segundo o ministro, o uso de energia solar é barato, rápido e eficaz, por isso pode constituir uma mais-valia no processo de electrificação em curso no país.