News & Announcements

23/02/2015: Actividades em alusão ao 53º aniversário do Porto de Cabinda

Actividades em alusão ao 53º aniversário do Porto de Cabinda

Cabinda - A direcção do Porto de Cabinda cumpre, desde sábado último, um leque de actividades recreativas, desportivas e culturais tendentes a saudar o quinquagésimo terceiro aniversário da fundação dessa instituição, a sete de Fevereiro de 1962.

Uma nota de imprensa da direcção do Porto de Cabinda, a que a Angop teve acesso sábado,  indica que das actividades agendadas até ao próximo dia 28 do corrente mês, apontam para a realização de atletismo, vela na classe de optimist e futebol de salão, tendo como destaque um jantar conferência, onde se ressaltará o papel importante que essa estrutura portuária desempenha nesta zona norte do país.

Fundado em 7 de Fevereiro de 1962, a ponte cais na altura, recepcionava navios de pequeno porte com apoio da ponte cais de Landana (Cacongo).

Também procedia o apoio na cubicagem e exportação de madeira em torro para outros pontos do planeta.

Com a modernização e ampliação dos portos de Angola, a ponte cais de Cabinda que apresentava já um estado avançado de deterioração e assoriamento na sua bacia de manobra, mereceu obras de construição de uma nova ponte cais inaugurada a cerca de três anos ou seja em Junho de 2012.

Desde a sua inauguração, a nova ponte-cais de Cabinda satisfaz os agentes importadores da província de Cabinda a utilizarem a nova ponte cais local para a recepção de suas mercadorias idos do exterior, pondo fim a dependência total do porto de Ponta-Negra (Congo Brazaville) onde os custos eram mais elevados.

O porto de Cabinda possui uma ponte cais de longo curso que recebe navios que a mais de 20 anos não atracavam nessa infra-estrutura.

A ponte Cais de Cabinda despacha no mínimo, 35 por cento do tráfego que outrora passava pelo Porto de Ponta-Negra.

A nova ponte-cais do porto de Cabinda conta com 110 metros de extensão e uma profundidade média de 8,5 metros.

A sua construção esteve a cargo da empresa chinesa China Gezhouba Group Company (CGGC), empresa estatal com sede em Pequim, República da China.