News & Announcements

10/02/2015: Ministro quer empenho no CS da ONU e em organizações internacionais

Ministro quer empenho no CS da ONU e em organizações internacionais

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, orientou hoje, terça-feira, em Luanda, aos diplomatas maior empenho nas acções no quadro do Conselho de Segurança das Nações Unidas e nas organizações nas quais o país é membro.

Recomendou ainda atenção a acções no âmbito da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos e  na Comissão do Golfo da Guiné.

Discursando na abertura do VI Conselho Consultivo do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), o ministro referiu que  a reunião acontece num momento particular da vida do país, caracterizado por constrangimentos financeiros.

O ministro das Relações Exteriores espera que a qualidade e eficiência das acções da diplomacia angolana não sejam afectadas pelo actual momento de crise que o país atravessa, apesar de admitir que poderão limitar a execução de algumas tarefas do Plano de Acção do Mirex para 2015.

Porém, salientou que um dos objectivos  do conselho consultivo é o de encontrar soluções para o alcance destas  metas, dai esperar-se a participação aberta e activa de todos no tratamento destas matérias.

O ministro espera por contribuições para materializar o Plano de Acção com eficácia e qualidade, manter a importância que o país granjeou na arena internacional e materializar.

Por este motivo considera que grandes e sérios são os desafios para a diplomacia angolana no ano de 2015.

Durante o dia de hoje, os participantes no VI Conselho Consultivo do Mirex vão fazer o Balanço da Execução das Recomendações do último Conselho Consultivo da instituição, analisar o Plano de Acção para o ano de 2015, a Execução do Orçamento Geral do Estado para 2015 e a Política de formação de quadros.

De igual modo estarão em análise os progressos alcançados por Angola no combate ao branqueamento de capitais, os riscos e ameaça do terrorismo em Angola e a problemática da concessão de vistos nas missões diplomáticas e consulares, a estratégia sobre o melhoramento da imagem de Angola no Exterior e o Reestruturação dos serviços consulares e atendimento ao público no MIREX.

A reunião, cujo termino está previsto ainda para hoje, conta com a presença de diplomatas e funcionários dos órgãos internos e externos do Mirex e convidados.