News & Announcements

07/02/2015: BNA projecta balança de pagamento para 2015

BNA projecta balança de pagamento para 2015

Luanda - O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José Pedro de Morais, informou hoje, sexta-feira, em Luanda, que com base na reprogramação económica feita pelo Executivo, o BNA projecta uma balança de pagamento para 2015 com um saldo da conta corrente negativo de cerca de 19 porcento do Produto Interno Bruto (PIB).

José Pedro de Morais fez este esclarecimento durante uma conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros, que hoje se realizou no Palácio Presidencial, na capital do país, sob orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

"E isto é um resultado que só é comparável ao resultado que foi obtido em 2009, onde também, com o resultado de uma queda do preço do petróleo, o nosso saldo da conta corrente foi negativo", explicou.

No entanto, prosseguiu o a governador, "para o exercício de 2015, temos uma compensação da conta de capital e financeira por via de uma redução das saídas de recursos sob a forma de recuperação de investimentos, sobretudo no sector petrolífero, e este saldo positivo da conta de capital permite, mesmo assim, neste ambiente que possamos ter em 2015 um saldo da conta global da balança de pagamentos positivo".

"Isto são boas noticiais, porque permite-nos chegar, se tudo correr bem, no final do exercício em 2015 ainda com um nível confortável de reservas internacionais líquidas na ordem de quase seis (6) meses de importação, que dá sustentabilidade não só a moeda, mas também reforça a nossa credibilidade externa", ressaltou José Pedro de Morais.

Hoje, sete (7) documentos de teor económico, entre os quais a Proposta de Revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE), estiveram em apreciação na 1ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros.