News & Announcements

07/02/2015: Executivo identifica medidas estruturais para manter ritmo de crescimento do PIB

Executivo identifica medidas estruturais para manter ritmo de crescimento do PIB

Luanda - O Executivo angolano identificou medidas de carácter estrutural que visam manter o ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 6.6 porcento, afirmou hoje, sexta-feira, em Luanda, o ministro da Economia, Abraão Gourgel.

O titular da pasta da Economia fez este pronunciamento em conferência de imprensa, após o término da 1ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, realizada hoje, no Palácio Presidencial, que decorreu sob orientação do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

Segundo Abraão Gourgel, "outra medida do Executivo que se mantém presente é a questão da aceleração da diversificação da economia nacional, recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento e também os recursos que já estão disponíveis ao abrigo do Programa Angola Investe.

Disse que "em termos de médio prazo com as restantes medidas de carácter estrutural, nós estamos a implementar, nomeadamente a alteração das características do investimento interno, onde se pretende que seja mais assente em factores endógenos como sejam completar as cadeias produtivas nacionais ao invés de continuarmos a basearmo-nos na importação das matérias-primas e subsidiárias".

Explicou que as medidas estruturais permitirão também dar sequência às questões para fazer face a uma maior presença do sector não petrolífero na economia e assim atender a capacidade do país (Angola), assim como outras restantes economias africanas a não sentirem muito o impacto da oscilação dos preços.

Hoje, sete (7) documentos de teor económico, entre os quais a Proposta de Revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE), estiveram em apreciação na 1ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros.