News & Announcements

03/02/2015: DECLARAÇÃO SOBRE O DIA DO INÍCIO DA LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL DE ANGOLA

DECLARAÃÃO SOBRE O DIA DO INÃCIO DA LUTA ARMADA DE LIBERTAÃÃO NACIONAL DE ANGOLA

Por ocasião do 54º aniversário do início da Luta Armada de Libertação Nacional, que a República de Angola celebra no dia quatro de Fevereiro de 2015, o Bureau Político do Comité Central do MPLA saúda todo o Povo Angolano, de Cabinda ao Cunene e na diáspora, exortando-o a prosseguir, com determinação e confiança, na construção de um futuro de paz, de concórdia e de progresso social no país.

O 04 de Fevereiro de 1961 é um exemplo ímpar de patriotismo, de amor à Pátria e de coragem de muitos dos melhores filhos de Angola, que, num contexto de luta desigual, iniciaram a grande caminhada, contra o colonialismo português, que culminou com a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

Cinquenta e quatro anos depois daquele dia glorioso, Angola apresta-se a assinalar 40 anos de Independência Nacional, dos quais 27 em guerra, que destruiu o tecido social e económico do país. Não obstante tamanha adversidade, sob a liderança do MPLA, os angolanos preservaram a integridade do solo pátrio e a liberdade, tão-duramente conquistada.

Doze anos após a conquista da paz definitiva, o sangue mártir dos filhos de Angola está a fazer brotar um novo Mundo e uma nova vida: Estamos a reconstruir e modernizar tudo o que estava destruído, ao mesmo tempo que materializamos novas realizações.

Como declarou o mais alto mandatário da Nação angolana, Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, na sua Mensagem de Ano Novo de 2015, “o nosso país começou a mudar para melhor. As famílias começaram, progressivamente, a exercer o seu papel na sociedade e aumentou o nível cultural, científico e técnico dos angolanos”.

Na nova e pacificada Angola de hoje há mais crianças nas escolas, mais técnicos e especialistas angolanos nas empresas e nas instituições administrativas, mais médicos e professores, a economia cresceu e o prestígio do país aumentou, à escala mundial.

Perante este quadro e não obstante o ano de 2015 afigurar-se difícil, no plano económico, por causa da queda significativa do preço do petróleo, que vai acarretar a redução das despesas públicas, o MPLA considera que, na actual fase, o seu compromisso com o desenvolvimento do país, o combate à fome e à pobreza continuam a ser metas a alcançar, sendo a inclusão social um factor essencial para o reforço da coesão nacional, para a consolidação da paz e para o bem-estar dos angolanos.

Neste momento de festa e de reflexão, o Bureau Político do Comité Central do MPLA reitera, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, a firme disposição de continuar fiel aos ideais do 04 de Fevereiro, incentivando o Executivo, na sua nobre e importante missão de resolver os problemas do povo.

MPLA – ANGOLA A CRESCER MAIS E A DISTRIBUIR MELHOR
PAZ, TRABALHO E LIBERDADE
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 03 de Fevereiro de 2015.

O BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA.