News & Announcements

03/02/2015: Anunciado plano de desenvolvimento da educação 2015/2025

Anunciado plano de desenvolvimento da educação 2015/2025

Soyo - O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, afirmou hoje no Soyo, província do Zaire, que está em elaboração o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação 2015/2025, como um importante instrumento metodológico para a gestão do sistema educativo a curto e médio prazo.

Manuel Vicente discursava na cerimónia oficial de abertura do Ano Lectivo 2015, sob o lema "Pela afirmação do sistema de educação trabalhemos  por um corpo docente de excelência e comprometido com o desenvolvimento do país".

"Pretendemos um sistema de educação competitivo e que progrida no sentido de oferecer um ensino de qualidade, baseado em fundamentos de gestão científica moderna e voltado para a obtenção de resultados que configurem a melhoria da eficiência e eficiência interna e da equidade da mesma", declarou.

Afirmou que se pretende um sistema de educação que prepare o homem para o traballho, para a liberdade e para o exercício da cidadania.

Disse que há ainda desafios a enfrentar, tais como a organização da rede escolar em todo o país, a insuficiência de professores qualificados, crianças fora do sistema de ensino e o êxodo de professores nas zonas periféricas e rurais para as cidades devido à falta de compromisso patriótico e profissdional com a causa da educação.

Acrescentou a estes desafios o acentuado e propositado desrespeito pela lei e outros regulamentos de funcionamento e até indisciplina por parte de alguns professores e alunos, a falta de envolvimento dos pais e encarregados de educação na gestão da vida escolar.

Manuel Vicente afirmou que o Governo angolano assumiu e tem vindo a prestar o apoio necessário às estruturas da educação, assim como uma uma estratégia concreta e concertada para a solução global dos problemas e desafios identificados no âmbito da avaliação global da reforma educativa.