News & Announcements

11/12/2011: Instituto brasileiro apoia Censo populacional de 2013

Instituto brasileiro apoia Censo populacional de 2013

Brasil – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai capacitar quadros angolanos e fornecer meios técnicos para o Censo Populacional de 2013.

Esta ajuda foi acordada no Rio de Janeiro durante uma reunião entre a ministra do Planeamento de Angola e responsáveis do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ana Dias Lourenço esteve no Rio de Janeiro ida de Fortaleza, onde durante dois dias trabalhou com as autoridades do Ceará e com secretária do Planeamento e com a Universidade Estadual do Ceará.

Na sequência dos contactos, a ministra do Planeamento estabeleceu com as autoridades académicas da Universidade do Ceará um entendimento com vista a formação de quadros Angolanos em Gestão e Políticas
Públicas, ao mesmo tempo que assegurou a disponibilidade do Estado do Ceará de transmitir ao Governo de Angola a sua experiência de acompanhamento e controlo dos investimentos públicos.

O Estado do Ceará tem uma experiência bem sucedida de integração entre planeamento, orçamento e acompanhamento de projectos de investimento, gestão por resultados e o uso de indicadores de resultados no
acompanhamento de projectos de investimentos públicos.

A delegação do Ministério do Planeamento que esteve desde o dia 3 de Dezembro no Brasil, Brasília reuniu-se  com responsáveis do Ministério do Planeamento, Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (IPEA), da Câmara do Comércio Exterior e a Secretaria do Conselho de Ministros.

Ana Dias Lourenço terminou sexta-feira a sua visita de trabalho ao Brasil, na sequência das orientações saídas do último encontro entre os chefes de Estado de Angola e daquele país.