News & Announcements

28/01/2015: Novas instalações do IGCA inauguradas pelo Chefe de Estado

Novas instalações do IGCA inauguradas pelo Chefe de Estado

Luanda - As novas instalações do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA) foram inauguradas hoje (quarta-feira), em Luanda, pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

A cerimónia contou com a presença do Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente,  e de distintos membros do Executivo angolano, das Forças Armadas e da Polícia Nacional, entre outras entidades.

Em declarações à imprensa, Domingos Armando, director do IGCA, disse com estas novas instalações estão criadas condições para que o instituto assuma os novos desafios que se apresentam ao país.

Acrescentou que o edifício possui uma área muito superior à anterior e permite instalar todos os serviços adstritos à instituição, com melhores características, o que confere maior dignidade, não só à instituição mas também aos seus técnicos.

Por outro lado, o estadista inaugurou ainda o edifício da escola de Topografia, adstrita à  instituição, que comportará 17 turmas, dois laboratórios, um anfiteatro com capacidade para 160 lugares, entre outras dependências.

Por este motivo, acrescentou Domingos Armando, a instituição encontra-se muito melhor servida agora.

Explicou que anteriormente a escola funcionava na zona do aeroporto, entre o Terminal de Carga e a Faculdade de Engenharia, num edifício que se encontrava também já bastante degradado e obrigava a obras muito profundas, dai a importância destas novas instalações.

O IGCA é a entidade do Estado que tem como competência ou responsabilidade cuidar da política de cartografia e cadastro.