News & Announcements

28/01/2015: Novos empreendimentos inaugurados na capital

Novos empreendimentos inaugurados na capital

Luanda - Dois novos empreendimentos de carácter social, nomeadamente a Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNVT) e o Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA), foram inaugurados hoje pelo Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, no âmbito do programa de desenvolvimento em curso no país.

Ao Titular do Poder Executivo  na DNVT foram prestadas explicações ligadas ao funcionamento deste empreendimento que está dotado de condições tecnológicas para a satisfação imediata das solicitações da população, desde a emissão do Livrete, Carta de Condução e inspecção de viaturas.

Ainda na DNVT, depois de efectuar uma visita guiada a algumas áreas de serviço, foi emitido um novo modelo de Carta de Condução ao Presidente da República, documento este que será tratado a favor dos cidadãos nacionais em algumas horas.

O Chefe de Estado Angolano  testemunhou ainda neste local os métodos modernos que doravante serão efectuadas  à inspecção técnica das viaturas em circulação, nomeadamente sistemas de travões, estado dos pneus, caixa de direcção, iluminação, entre outros aspectos relacionados com a manutenção dos veículos.

As instalações do IGCA, localizadas na Avenida  Pedro de Castro Van-Dúnem  “Loy” , Distrito Urbano do Kilamba Kiaxi (Palanca), ocupam uma área de 50,680 metros quadrados com nove (9) blocos que totalizam uma área construída de 9, 468 metros quadrados e 120,000 metros quadrados de arranjos exteriores e estacionamentos.

A infra-estrutura comporta edifício principal, edifício público financeiro (Banco de Poupança e Crédito e Banco de Comércio e Indústria) departamentos de armazenamento e de inspecção, zona de inspecção para veículos pesados e ligeiros, alojamento e área técnica.

A zona técnica está ainda apetrechada de sistema de drenagem de águas fluviais e residuais, climatização por VRV do tipo split e cassete, ventilação mecânica nos sanitários, combate a incêndios, grupo de bombagem para abastecimento de água, para raios, detenção de incêndios entre outras.

Os objectivos da nova DNVT inscrevem-se na política  nacional de segurança rodoviária que reflecte a preocupação do Estado em reduzir a sinistralidade e simultaneamente assegurar a protecção jurídica para todos os utentes da via pública.

Já no Instituto Geográfico e Cadastral de Angola, igualmente localizado no Distrito Urbano do Kilamba Kiaxi, bairro Palanca o Mais Alto Mandatário da Nação recebeu informações sobre o funcionamento desta instituição.

O edifício possui uma área muito superior à anterior e permite instalar todos os serviços adstritos à instituição, com melhores características, o que confere maior dignidade, não só à instituição, mas também aos seus técnicos.

O estadista angolano após o corte da fita de inauguração do edifício da escola de Topografia, adstrita à  instituição, que comportará 17 turmas, dois laboratórios, um anfiteatro com capacidade para 160 lugares, visitou algumas dependências da infra-estrutura.

Testemunharam as inaugurações dos dois empreendimentos o vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, membros do Executivo, directores de gabinetes do Presidente, entre outras individualidades.