News & Announcements

26/01/2015: X congresso permite troca de experiência

X congresso permite troca de experiência

Luanda- O X congresso vai permitir o aprofundar da troca de experiência e fortalecimento dos laços de amizade e de cooperação profissional, considerou hoje, segunda-feira, em Luanda, o ministro da Saúde, José Van-Dúnem.

O titular da pasta da saúde ao discursar no acto de abertura do X Congresso Internacional dos Médicos frisou que a troca de experiência e salutar para ambos enriquecer a experiência e o profissionalismo.

Referiu que o evento ganhou uma particular ênfase por se comemorar hoje, 26 de Janeiro, o dia do médico em Angola.

Reconheceu que o serviço nacional de saúde que o país tem deve-se  aos médicos uma parte significativa dos resultados  e da qualidade do desempenho, num esforço conjunto dos profissionais  de saúde.

José Van-Dúnem sublinhou que o sistema de saúde  é um dos pilares importante do sector social de Angola , por ser um elemento fundamental para a consolidação da democracia, justiça  e equidade. "Por isso todo nosso empenho tem sido dedicado ao seu fortalecimento e à sua sustentabilidade, para que possamos encarar com optimismo os desafios dos próximos anos", reforçou.

Segundo o governante, o desafio de um serviço nacional de saúde mais ajustado as realidades de hoje e do futuro é do Executivo Angolano, dos profissionais do sector  e da sociedade geral.

Durante o evento vão ser realizadas 31 conferências, 10 painéis/debate, seis simpósios, 17 comunicações livres e 40 cursos pré-congresso.

Estão presentes 1.200 convidados nacionais e estrangeiros, que participam igualmente na III Feira Médico-Hospitalar.

A Ordem dos Médicos pretende, neste congresso, trazer a discussão firme e consistente um conjunto de matérias que possam aumentar a elevada conscienlização dos médicos, não apenas face a doença, mas igualmente às exigências plurifacetadas que a medicina provoca, pela sua complexidade e riqueza e aos modelos de organização, de atendimento e de prestação de cuidados.