News & Announcements

26/01/2015: Vice-presidente assiste primeira missa de novo arcebispo de Luanda

Vice-presidente assiste primeira missa de novo arcebispo de Luanda

Luanda - O Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, assistiu hoje, em Luanda, à missa campal que marcou a primeira celebração eucarística do novo arcebispo de Luanda da Igreja Católica, dom Filomeno Vieira Dias, empossado sábado (24 de Janeiro).

A missa decorreu na Baía de Luanda, da qual tomaram parte milhares de fiéis, o cardeal dom Alexandre do Nascimento, o núncio apostólico, dom Novatus Rugambua, bispos de todas as dioceses de Angola, membros de outras confissões cristãs, assim como representantes do poder executivo, legislativo e judicial.

No início do seu pronunciamento, dom Filomeno Vieira Lopes saudou particularmente o Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, a quem disse que se sentia "confortado pela sua presença". (O vice-presidente já tinha assistido, sábado, ao empossamento de dom Filomeno Vieira Dias, na Sé catedral).

A missa, que durou cerca de 4 horas, decorreu no dia de mais um aniversário da fundação da cidade de Luanda (25 Janeiro de 1576), pelo que também estiveram presentes o governador de Luanda, Graciano Domingos, e o presidente da Comissão Administrativa da cidade de Luanda, José Tavares.

A Arquidiocese de Luanda é a maior do país, constituida pelas dioceses de Cabinda, Caxito, Dundo, Mbanza Congo, Saurimo, Sumbe e Viana

O novo arcebispo de Luanda, nomeado pelo Papa Francisco, sucede no cargo dom Damião Franklin, falecido a 28 de Abril de 2014.

Ocupou o cargo de bispo de Cabinda desde 2005. Em Março de 2014 foi nomeado conselheiro pontifício para a cultura na Santa Sé.

Nasceu em Luanda no dia 18 de Abril de 1958. Formou-se nos seminários dos Capuchinhos, Luanda, e do Cristo Rei, Huambo, tendo sido ordenado sacerdote no dia 30 de Outubro de 1983.

Enquanto padre, estudou jornalismo em Luanda e no Instituto Católico de Paris, diplomou-se em práxis Jurídico-administrativo na escola prática da Congregação para o Clero, em Roma.