News & Announcements

26/01/2015: Arcebispo de Luanda convida fiéis a maior comunhão com Deus

Arcebispo de Luanda convida fiéis a maior comunhão com Deus

Luanda - O novo Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, convidou hoje, domingo, em Luanda, os fiéis católicos a maior comunhão com Deus, tendo destacado a necessidade de despertar no coração dos angolanos a experiência com o Pai do Céu.

Dom Filomeno Veira Dias que falava na solene celebração eucarística da sua apresentação e acolhimento pelos fiéis diocesanos,  sublinhou que o mais grave que pode acontecer na vida de alguém é ter medo de Deus, ou concebê-lo como o limite da liberdade e da forma de viver.

O Arcebispo exortou aos presentes a serem “páginas eloquentes do evangelho” e a preservar a obra de Deus nas comunidades onde estejam inseridos.

“Só poderemos ser mensageiros de Deus, se Cristo viver em nós”, diz o novo Arcebispo da capital angolana, reforçando a necessidade de uma vida missionária por parte dos fiéis.

A questão do egocentrismo também foi uma preocupação apresentada por Dom Filomeno, que pediu aos presentes que manifestem as raízes cristãs.

Para uma audiência de mais de um milhão de religiosos de distintas paróquias da capital angolana e das restantes províncias, Dom Filomeno celebrou a primeira missa nas vestes de Arcebispo, destacando a importância das pessoas alinharem-se mais a Deus.

Dom Filomeno Vieira Dias ocupou o cargo de bispo de Cabinda desde 2005. Em Março de 2014,  foi nomeado Conselheiro Pontifício para a Cultura na Santa Sé.

Nasceu em Luanda no dia 18 de Abril de 1958. Formou-se nos seminários dos Capuchinhos, Luanda, e do Cristo Rei, Huambo, tendo sido ordenado sacerdote no dia 30 de Outubro de 1983.

Enquanto padre, estudou jornalismo em Luanda e no Instituto Católico de Paris, diplomou-se em práxis Jurídico-administrativo na escola prática da Congregação para o Clero, em Roma.

Dom Filomeno Vieira Dias sucede no cargo o arcebispo Damião Franklin, falecido em 2014