News & Announcements

24/01/2015: Chefe de Estado recebe mensagem de agradecimento de homólogo cabo-verdiano

Chefe de Estado recebe mensagem de agradecimento de homólogo cabo-verdiano

Luanda - O Presidente José Eduardo dos Santos recebeu hoje, em Luanda, uma mensagem do seu homólogo de Cabo Verde, Carlos Fonseca, cujo conteúdo está relacionado ao reconhecimento de toda Nação cabo-verdiana, pelo pronto e decisivo apoio de Angola, aquando da calamidade natural (erupção vulcânica) que assolou este país, em Novembro de 2014.

Foi portador da missiva o ministro das Relações de Cabo Verde, Jorge Humero Tolentino Araújo, que hoje foi recebido, em audiência, no Palácio Presidencial, pelo Chefe de Estado Angolano.

O diplomata cabo-verdiano adiantou à imprensa, à saída do encontro, que o apoio de Angola, particularmente decisivo, pronto e atempado do estadista angolano significou um ponto de viragem na capacidade de resposta das entidades de Cabo Verde à população afectada da Ilha do Fogo.

Da ajuda de Angola a Cabo Verde constou material de protecção civil, bens alimentares e algum material de construção. A ajuda humanitária do Governo angolano foi de 1200 toneladas, transportada por via aérea e marítima.

Na altura, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos determinou ainda que se disponibilizem dois aviões, um do tipo AN 72 e outro do tipo DASH-8, para apoio logístico e humanitário, sendo o valor da contribuição de Angola de cerca de 700 milhões de Kwanzas.

Ainda de acordo com Jorge Tolentino, outro assunto que mereceu importância nesta audiência esteve relacionada com a candidatura cabo-verdiana, na pessoa da sua ministra das Finanças e Planeamento, Cristina Duarte, ao cargo de presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

Disse que a candidatura está a fazer o seu caminho, tendo em vista as eleições que terão lugar no mês de Maio.

Esteve também presente na audiência, testemunhada pelo ministro angolano das Relações Exteriores Georges Chikoti, a ministra das Finanças e Planeamento de Cabo Verde, Cristina Duarte.