News & Announcements

24/01/2015: Ministro Georges Chikoti aborda cooperação com Cabo Verde

Ministro Georges Chikoti aborda cooperação com Cabo Verde

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, recebeu hoje, sexta-feira, em audiência, o seu homólogo de Cabo Verde, Jorge Humero Tolentino Araújo, com quem abordou aspectos ligados a cooperação bilateral.

Durante o encontro, realizado em Luanda

, o ministro Georges Chikoti abordou ainda com o seu homólogo cabo-verdiano questões ligadas ao fórum multilateral, com destaque para a Cimeira da União Africana (UA), que terá lugar de 30 a 31 de Janeiro de 2015, em Addis Abeba, Etiópia, sob o lema: "Ano do emponderamento da Mulher e Desenvolvimento rumo a Agenda 2063 de África".

O ministro de Cabo Verde se encontra em Luanda, capital de Angola, desde hoje (sexta-feira), em trânsito para a capital etíope, Addis Abeba, onde vai participar na Vigésima sexta Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana (UA), a ter lugar de 26 a 27 do corrente.

De 4 a 5 de Junho de 2014, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, visitou Angola, no quadro do reforço das relações de cooperação existentes.

As relações entre Angola e Cabo Verde estabeleceram-se antes da independência de ambos os países e foram formalizadas, juridicamente, a 30 de Agosto de 1997, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação, na cidade da Praia, Ilha de Santiago.

Fruto da solidariedade cimentada durante a luta de resistência anticolonial e da consolidação das independências nacionais, as relações entre o Executivo angolano e o Governo cabo-verdiano caracterizam-se como "excelentes", face aos grandes interesses que têm sido demonstrado pelas autoridades de ambos os países em incrementar a cooperação económica em diversos sectores da actividade, na expectativa desse desiderato trazer benefícios recíprocos.