News & Announcements

23/01/2015: Angola no Fórum Parlamentar da CIRGL como vice-presidente

Angola no Fórum Parlamentar da CIRGL como vice-presidente

Luanda - O presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos, mostrou-se hoje, em Luanda, satisfeito pela aprovação da adesão de Angola a membro de pleno direito do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (FP/CIRGL).

Ao fazer um balanço da visita de trabalho de três dias ao Nairobi, Quénia, o líder da Assembleia Nacional considerou a missão "positiva", pois além de ter sido admitida como membro, Angola ocupa já o cargo de vice-presidente da FP/CIRGL.

Fernando da Piedade Dias dos Santos confirmou que o país acolhe, de 1 a 3 de Dezembro do ano em curso, a VI sessão plenária do Fórum Parlamentar da Conferência da Região dos Grandes Lagos.

O chefe da comitiva nacional ao fórum recordou que os participantes analisaram vários problemas e conflitos que o continente enfrenta, com destaque para a região dos Grandes Lagos, além de terem debatido aspectos administrativos e organizacionais da instituição.

Apelou, no entanto, ao Comité Executivo do Fórum para que "seja mais activo e actue com resultados concretos e mais visíveis", no sentido de alcançar os seus objectivos de pacificação.

O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos foi institucionalizado em 2008, no Rwanda.

A adesão Angola como membro da organização aconteceu em Novembro de 2014, sendo esta a sua primeira participação oficial.