News & Announcements

16/01/2015: Embarcação oceanográfica vai reforçar conhecimento sobre ecossistema marinho

Embarcação oceanográfica vai reforçar conhecimento sobre ecossistema marinho

Luanda - Uma embarcação oceanográfica denominada Baía Farta, cujo processo de aquisição está em curso, deverá, a curto prazo, contribuir para um maior conhecimento dos ecossistemas marinhos do país e respectivos recursos, informou a ministra das Pescas,Victoria de Barros Neto.

Segundo a governante, que falava à Angop, a embarcação oceanográfica Baía Farta vai juntar-se ao “Pensador" que, sob responsabilidade do Instituto de Investigaçã Pesqueira, opera na investigação costeira desde 2014.

Victoria de Barros Neto afirmou que no ano transacto foram inauguradas várias infra-estruturas de apoio a indústria de pesca, com destaque aos centros de apoio para a pesca artesanal, às mulheres processadoras de pescado de três províncias costeiras do país (Cuanza Norte, Benguela e Namibe).

Quanto ao apoio à pesca Artesanal Continental, a ministra disse terem sido seleccionadas, numa primeira fase, as províncias do Bengo, Cuando Cubango, Cuanza Norte, Bié, Moxico e Uíge.

Sobre a produção de sal, ressaltou a inauguração em 2014, entre outras, da salina do Chamume (Benguela), que contribui no aumento da produção nacional.

No seguimento da expansão de salinas no país, a ministra disse estar em recuperação unidades salineiras no Bengo, Namibe e Benguela.

Na área de formação, prosseguiu, estão em fase avançada a construção da academia de pesca no Namibe e a construção da nova Escola Cefopesca, na Comunidade dos Ramiro, em Luanda.