News & Announcements

14/01/2015: Angola/África do Sul: Chefes de Estado passam em revista níveis de cooperação

Angola/Ãfrica do Sul: Chefes de Estado passam em revista níveis de cooperação

Luanda - Os presidentes de Angola e da África do Sul, respectivamente José Eduardo dos Santos e Jacob Zuma, passaram em revista  nesta quarta-feira, em Luanda, o estado da cooperação bilateral nos mais variados domínios.

O facto foi revelado por fonte diplomática sul-africana, no término de um encontro entre os dois estadistas africanos, que serviu para avaliar o estado da cooperação entre os países, assim como a situação político militar e de segurança da República Democrática do Congo (RDC).

De acordo com a fonte diplomática sul-africana, as trocas comerciais entre Angola e África do Sul estão avaliadas em mais de 27 mil milhões de Kwanzas.

Neste quadro, Angola importa da África do Sul maquinaria industrial, alimentos e outros produtos, enquanto a África do Sul importa de Angola o petróleo.

A fonte informou ainda que no âmbito da cooperação, foram rubricados 22 acordos em vários domínios e um memorando de entendimento.

A cooperação está centralizada nas áreas do comércio e indústria, energia, ciência e tecnologia, minerais, defesa, turismo e desporto.

Acrescentou ainda que os dois países reafirmaram o compromisso de trabalharem na integração política e económica, no quadro da SADC e outros organismos regionais.