News & Announcements

03/01/2015: Secretário executivo da CIRGL em Luanda para visita de trabalho

Secretário executivo da CIRGL em Luanda para visita de trabalho

Luanda - O secretário executivo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Ntumba Luaba, chegou esta tarde a Luanda, para uma visita de trabalho de três dias, durante a qual vai abordar com as autoridades angolanas aspectos ligados à situação política e de segurança na região.

Em breves declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Ntumba Luaba informou que, no centro das conversações, estará a identificação de soluções para combater as forças negativas no Uganda, que continuam a incomodar alguns países da região.

A República de Angola, através do seu Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, assume, desde o dia 15 de Janeiro de 2014, a presidência rotativa da CIRGL, por ocasião da V cimeira deste órgão, realizada em Luanda.

Os Grandes Lagos Africanos são um conjunto de lagos de origem tectónica, localizados na África oriental, que incluem alguns dos lagos mais profundos do mundo.

A maior parte destes foi formado há cerca de 35 milhões de anos no Vale do Rift Ocidental, um dos ramos desta formação geológica que abrange a Etiópia, Quénia, Tanzânia, Uganda, Ruanda, Burundi, RD Congo, Malawi e Moçambique.

Entretanto, a CIGRL foi criada após os conflitos políticos que assolaram a referida região, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concertado, com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região. 

Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e a Zâmbia integram este órgão regional.