News & Announcements

03/01/2015: Zaire: PND prevê acções viradas à cultura e às artes, diz Rosa Cruz e Silva

Zaire: PND prevê acções viradas à cultura e às artes, diz Rosa Cruz e Silva

Mbanza Congo - A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, afirmou nesta quarta-feira, em Mbanza Congo, Zaire, que o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) gizado pelo Executivo Angolano para o quinquénio 2013/2017 prevê acções que visam o desenvolvimento das artes em todo país, exaltar e valorizar a cultura nacional.

Em declarações à imprensa no aeroporto local, momentos após a sua chegada a Mbanza Congo, onde nesta quinta-feira vai presidir ao acto central do Dia da Cultura Nacional, a governante disse que as acções de desenvolvimento da cultura já estão em curso em todo território nacional.

Referindo-se especificamente ao Dia da Cultura Nacional, a ministra disse que será uma ocasião para render homenagem ao primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, tendo em conta o importante discurso proferido em 1979, na União dos Escritores Angolanos (UEA), que deu origem à consagração do dia 8 de Janeiro.

Acrescentou que serão igualmente homenageados os criadores, os agentes culturais do país e da província que deixaram valores culturais, hábitos e costumes que deram essência à identidade aos angolanos como um povo.

Integram a delegação da ministra da Cultura funcionários do pelouro e da equipa técnica que trabalha no projecto "Mbanza Congo, Cidade  a Desenterrar para Preservar", que visa a inscrição desta na lista do património mundial da UNESCO.

Rosa Cruz e Silva foi recebida no aeroporto local pelo governador provincial, José Joanes André, e em seguida desdobrou-se em visitas a locais históricos de Mbanza Congo, designadamente o túmulo da Dona Mpolo, Museu dos Reis do Congo, a antiga Sé Catedral (Kulumbimbi), entre outros.