Press Release

03/01/2015: EMBAIXADOR NOS EUA DESTACA BOM MOMENTO NAS RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO

EMBAIXADOR NOS EUA DESTACA BOM MOMENTO NAS RELAÃÃES DE COOPERAÃÃO

Luanda - O embaixador de Angola nos Estados Unidos da América (EUA), Agostinho Tavares, considera que as relações de cooperação entre os dois países "estão no bom caminho e conhecem o seu melhor momento".

O diplomata angolano, que falava à Angop e à RNA, à margem da cerimónia de cumprimentos de fim de ano ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, ocorrida segunda-feira, ressaltou que durante a sua missão vai fazer com que essas relações se "intensifiquem cada vez mais".

"Existe todo interesse e uma vontade política de ambas as partes em desenvolver, cada vez mais, estas relações e diversificá-las, com vista ao reforço das mesmas", destacou.

Instado a pronunciar-se sobre o início das funções (em Janeiro) de Angola como membro não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, Agostinho Tavares frisou que é mais um desafio para as autoridades angolanas, "muito embora o país ter já uma certa experiência por ser a segunda vez".

"Fruto da experiência do passado, Angola vai, desta vez, marcar pontos e trabalhar em prol da paz, segurança e estabilidade em toda a região de África e do mundo", salientou.

Na sua opinião, os Estados Unidos da América consideram Angola, de facto, um parceiro estratégico na região austral do continente africano e querem que o país dê garantias de que essa parceria evoluirá para outros patamares.

"A sociedade americana vê Angola com bons olhos, uma Angola diferente e tem confiança na liderança do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, quer nos destinos do país, quer na Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos e a influência que pode exercer na resolução de conflitos na região", sublinhou.