News & Announcements

18/12/2014: PIB da Região dos Grandes Lagos avaliado em mais de um trilião de dólares

PIB da Região dos Grandes Lagos avaliado em mais de um trilião de dólares

Luanda - O Produto Interno Bruto (PIB) da Região dos Grandes Lagos está avaliado em cerca de 1,1 triliões de dólares norte-americanos, informou  em Luanda, o ministro da Economia de Angola, Abrahão Gourgel.

De acordo com o ministro, que falava na abertura da Conferência de Consulta Regional sobre " Oportunidades de investimento do sector privado na região dos grandes lagos", os treze países signatários do quadro de paz, segurança e cooperação, incluindo a África Sul, congrega uma população de pelo menos 370 milhões de habitantes, essencialmente urbana e jovem.

Disse que a região continua ser um mercado atraente, dinâmico e crescente para os investidores interessados, quer de investimentos directos estrangeiros, quer de investimento privados nacionais, ou ainda de parcerias público privadas.

“Além das enormes reservas de recursos naturais, água e terras aráveis, com que a natureza brindou os nossos países, a nossa região contabiliza um notável progresso institucional desde a virada do milénio, em termos de melhoria do ambiente de governação e de negócios”, disse.

Para o interlocutor, muito dos países da região, incluindo Angola, demonstraram que o  modelo conhecido como " Recurso naturais para o desenvolvimento de infra-estruturas" é viável e pode transformar a realidade dos países membros.

Considerou que a exploração racional de recursos naturais é uma importante fonte alternativa de capital para financiar os volumosos e continuados investimentos públicos nas infra-estruturas, essenciais para facilitar as transformações económicas, comércio e os investimentos.

Disse que tendo em conta o pano do fundo destas condições favoráveis, os governos dos países da região realizaram com representantes de empresas privadas e dos diversos parceiros do desenvolvimento, como as Nações Unidas, IFC, o Banco Mundial, a União Europeia e o Banco africano de Desenvolvimento, um abrangente trabalho preparatório de identificação de oportunidades de investimento.

Angola preside a Conferência Internacional da região dos grandes Lagos.