News & Announcements

18/12/2014: Cooperação Angola/Ruanda desenvolve-se no âmbito da paz e segurança

Cooperação Angola/Ruanda desenvolve-se no âmbito da paz e segurança

Luanda - As relações de cooperação entre a República de Angola e do Ruanda desenvolvem-se mais no âmbito das questões ligadas à paz e segurança, revelou quarta-feira, em Luanda, a Secretária de Estado das Relações Exteriores, Ângela Bragança.

A secretária de Estado proferiu estas declarações à imprensa no Palácio Presidencial, na sequência da visita de trabalho de algumas horas, do Presidente ruandês, Paul Kagame, destinada à abordagem com o seu homólogo angolano de questões de interesse comum, da paz, segurança e estabilidade na Região dos Grandes Lagos.

Ângela Bragança esclareceu que, por este motivo, "estão previstos contactos mais avançados entre ambos os ministros das Relações Exteriores, com vista a se estabelecer um quadro geral de cooperação em outros domínios”.

"O que se pretende a nível das relações de cooperação é sair dos aspectos de paz e segurança para questões relacionadas com as trocas comerciais, bem como o desenvolvimento  das  relações políticas e culturais", precisou.

No que concerne às áreas prioritárias desta mesma cooperação, Ângela Bragança fez saber que dar-se-á atenção aos aspectos da diversificação, porque Angola e Ruanda são dois países com "crescimentos consideráveis".

Salientou que o Ruanda, actualmente, apresenta níveis de crescimento e organização da sua sociedade muito referidos a nível internacional e ocupa também o primeiro lugar em termos de representação  de género e, "nestas linhas, vamos procurar cooperar  no domínio da organização administrativa e urbana, áreas com avanços visíveis".

Informou ainda que o Ruanda é um país que fez uma aposta séria no domínio da agricultura, área em que Angola vai igualmente apostar  com o desenvolvimento do agro-negócio.

"Existe uma plataforma a estabelecer, tendo em conta os acordos, alguns assinados  e outros por rubricar, que devem estabelecer um quadro mais claro de cooperação",  concluiu.

O Ruanda, com uma  área de 26. 338 quilómetros quadrados e uma população estimada em 10.746.341 habitantes, é um país sem costa marítima, localizado na região dos Grandes Lagos da África centro-oriental, fazendo fronteira com Uganda, Burundi, República Democrática do Congo e Tanzania.

Embora próximo da linha do Equador, o país possui um clima temperado fresco, devido à sua alta elevação. O terreno caracteriza-se principalmente em planaltos gramíneos e colinas suaves. A abundante vida selvagem, incluindo raros gorila-das-montanhas, resultou no turismo, tornando-se um dos maiores sectores da economia do país.

O Ruanda é um país de poucos recursos naturais, e a economia é baseada principalmente na agricultura de subsistência por parte dos trabalhadores rurais locais, usando ferramentas simples.  O país cultiva principalmente café, chá preto, banana, feijão, sorgo e batata. Café e chá são as principais culturas de exportação.