Press Release

18/12/2014: MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES JÁ EM WASHINGTON, PARA ANÁLISE DA PARCERIA ESTRATÉGICA

MINISTRO DAS RELAÃÃES EXTERIORES JÃ EM WASHINGTON, PARA ANÃLISE DA PARCERIA ESTRATÃGICA

Washington, 16/12/2014 - O ministro das Relações Exteriores, Georges  Rebelo Chicoti, chegou a Washington, D.C., na tarde de ontem, dia 16 de Dezembro de 2014, dando assim início à sua primeira visita oficial aos EUA, no âmbito do diálogo da parceria estratégica, existente entre os dois países.

“Penso que este é o momento propício para a retomada das negociações e sua implementação por parte dos dois países, no âmbito do memorando para o diálogo da parceria estratégica, assinado em Julho de 2010, apesar da cooperação já existente”, disse à sua chegada à capital dos EUA, falando à imprensa nacional, sobre os objectivos da sua visita de 48 horas.

O ministro das Relações Exteriores referiu na ocasião que a agenda do seu encontro com o Secretário de Estado John Kerry, que visitou o nosso país, em Maio deste ano, previsto para àmanhã dia 17 de Dezembro no Departamento de Estado dos EUA, vai ser mais ampla, tendo como foco principal questões de âmbito político e económico.

Ambas as partes vão passar em revista os progressos alcançados no âmbito da cooperação já existente, nomedamente nos sectores dos transportes, energia, defesa e segurança, tendo em consideração a sua diversificação devido às muitas oportunidades de investimento que os dois países oferecem.

O diplomata Angolano, fez igualmente referência à realização no primeiro trimestre de 2015 da Conferência sobre o Golfo da Guiné, um assunto que interessa tanto a Angola como aos EUA, que têm prestado a sua ajuda. Georges Chicoti mencionou que existem algumas preocupações na região, relacionadas com a segurança, pirataria marítima e a violação das fronteiras.

Explicou que a abordagem deste assunto foi proposta pela parte americana, no sentido de se poder discutir a questão de segurança marítima, por se tratar de uma questão de interesse comum.

Outros assuntos que merecerão a atenção dos dois dignatários estão relacionados com as actividades que o nosso país vai desenvolver no contexto da sua recente eleição como membro não-permanente do Conselho de Segurança da organização das Nações Unidas, uma vez que é patente o interesse que ambos os Estados têm sobre a questão, assim como o papel que Angola tem desempenhado para a paz e estabilidade na Região dos Grandes Lagos.

A audiência entre Georges Chicoti e John Kerry será precedida de um encontro com Linda Thomas-Greenfield, Sub-secretária de Estado para os Assuntos Africanos no qual estará igualmente presente Russell Feingold, Enviado Especial para a região dos Grandes Lagos e República Democrática do Congo.

O ministro das Relações Exteriores far-ser-á acompanhar no encontro por Agostinho Tavares, embaixador de Angola nos EUA, bem como Joaquim do Espírito Santo, Director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais  e Francisco da Cruz, Director da Direcção América do Ministério das Relações Exteriores.