News & Announcements

10/12/2014: Vice-presidente do MPLA destaca prestígio granjeado por Angola no mundo

Vice-presidente do MPLA destaca prestígio granjeado por Angola no mundo

Luanda - O vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, declarou nesta terça-feira, em Luanda, que a República de Angola segue hoje uma trajectória dinâmica e empenhada, rumo ao desenvolvimento, o que tem suscitado maior respeito e prestígio por parte de outros países do continente africano e do mundo.

O dirigente partidário fez este pronunciamento na abertura de um encontro de trabalho que juntou membros do Bureau Político e primeiros secretários dos comités do MPLA junto das comunidades angolanas no estrangeiro, deputados à Assembleia Nacional e membros do Executivo, concomitantemente delegados ao congresso, terminado sábado.

“A trajectória de Angola tem constituído motivo de orgulho para todos os angolanos espalhados pelo mundo, face ao reconhecimento da comunidade internacional, pelo papel positivo que o país, liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, tem vindo a desempenhar”, sublinhou.

Referiu que José Eduardo dos Santos, na qualidade de Titular do Poder Executivo, tem tido uma participação activa na busca de soluços para o fim de conflitos, atitude que deve corresponder a uma postura aceitável da comunidade de angolanos nos países de acolhimento.

“Da mesma forma, o relacionamento entre os membros dos comités do MPLA entre si e com as organizações sociais e secções da OMA e núcleos da JMPLA, deve pautar-se pela maior cordialidade e espírito de entre ajuda”, defendeu Roberto de Almeida.

Para fazer frente a este desiderato, Roberto de Almeida disse ser indispensável o trabalho edeológico e de formação patriótica entre os mais jovens, “procurando tirar bom proveito das suas capacidades e do espírito de generosidade, e não vendo neles concorrentes indesejáveis a combater”.

Por outro lado, precisou que o relacionamento entre o partido e o Estado tem regras definidas e ao nível correspondente, no estrageiro, o trabalho entre embaixadas, consulados e comités do partido deve assentar numa base saudável, de respeito mútuo, e boa camaradagem.

O encontro realizou-se no Complexo Turístico Futungo II, três dias depois do encerramento do V Congresso Extraordinário do partido, realizado de 4 a 6 de Dezembro, sob o lema: “MPLA – revitalização das estruturas para fortalecer o partido”.