News & Announcements

05/12/2014: Cuanza Sul: ANIP vai ter representações nas 18 províncias

Cuanza Sul: ANIP vai ter representações nas 18 províncias

Wacu Cungu - Agência Nacional para Investimento Privado (ANIP) pretende, a partir de 2015, abrir representações nas 18 províncias, com vista a facilitar os contactos com empresas que submetem propostas de investimentos à instituição.

A pretensão foi manifestada pela presidente do conselho de administração  da ANIP,  Maria Luísa Abrantes, quando discursava no final do  3º Conselho Consultivo, encerrada nesta terça-feira no Wacu Cungu, Cuanza Sul, sob o lema “Incentivemos a Inovação e o Investimento na Tecnologia e na capacitação dos recursos Humanos”.

Maria Luisa Abrantes disse que, com o aumento do número de quadros de 33 em 2013, para 108  em 2014, e com perspectivas de incorporar mais técnicos, já será possível criar representações da ANIP  nas províncias.

Afirmou que a consumação deste desiderato vai permitir registar e acompanhar, em coordenação com o Banco Nacional de Angola (BNA), nos termos da legislação cambial e demais legislação, aprovar um elevado número de investimentos nacionais e estrangeiros  nas províncias.

Por outro lado, os participantes reconheceram, no comunicado final, o empenho dos investidores na materialização das orientações da ANIP relativas à aplicação correcta do capital.

Reafirmaram o seu compromisso de  promover as condições propícias e fornecer os apoios necessários à realização de investimentos no território nacional, quer estes sejam de origem nacional, quer estrangeira, de acordo com o estabelecido na Lei de Investimento Privado e da legislação complementar.

Reafirmaram ainda contribuir para a execução de políticas governamentais que têm por objectivo apoiar o crescimento de uma economia diversificada e estável susceptível de permitir que Angola participe de uma forma mais completa na economia global.

Durante o conselho, os participantes abordaram temas como “As principais mudanças do código Fiscal”, “Como evitar o branqueamento de capitais”, “As principais diferenças entre a nova Pauta Aduaneira e a anterior”, assim como proceder ao balanço do funcionamento interno da ANIP e perspectivas para o próximo ano.

Participaram do conselho, directores de vários departamentos da ANIP, chefes de repartições fiscais e convidados de diversas empresas.

A ANIP é a entidade governamental responsável pela execução da política nacional relativa ao investimento privado, sua promoção, coordenação e supervisão. Foi criada em 2003 por Decreto nº 44/03 de 4 de Julho de 2003.