News & Announcements

03/12/2014: Banco Mundial prepara USD um bilhão para projectos agrícolas em Angola

Banco Mundial prepara USD um bilhão para projectos agrícolas em Angola

Luanda - O director do Banco Mundial (BM) para Angola, Gregor Binkert, disse nesta, terça-feira, em Luanda, que a sua instituição está a preparar uma operação de ajuda no valor de um bilhão de dólares para apoiar projectos angolanos ligados aos sectores das águas e da agricultura.

O responsável fez este anúncio durante uma conferência de imprensa que visou dar a conhecer às autoridades angolanas as acções de apoio que o BM pretende dar ao Orçamento Geral do Estado para o ano de 2015.

O gestor avançou que o BM pretende, com esta operação, apoiar as tarefas do Governo angolano destinadas à diversificação da economia nacional e, deste modo, criar mais postos de emprego e reduzir à fome à pobreza em Angola.

“É a primeira vez que fazemos investimento desta natureza, mas este valor poderá sofrer um posterior aumento”, admitiu Gregor Binkert.

Gregor Binkert, que se encontra no país desde o dia 23 de Novembro último, na companhia de especialistas da instituição, manteve já vários encontros com dirigentes angolanos para, entre outras questões, falarem de assuntos ligados da ajuda, cuja discussão ao nível do Conselho de Administração do BM acontece no próximo ano.

Relativamente ao seu portfólio de investimento no país, o gestor do BM para Angola disse terem já investido 426 milhões de dólares em projectos nas áreas da Educação, Agricultura, Saúde e do desenvolvimento local.