News & Announcements

03/12/2014: País dá passos significativos com criação de pequenas empresas

País dá passos significativos com criação de pequenas empresas

Luanda - O ministro da Economia, Abrahão Gourgel, afirmou  em Luanda, que Angola tem dado passos significativos com a criação e desenvolvimento das micros, médias e pequenas empresas, o que implica a existência de uma base sólida e um ambiente de negócio positivo.

Segundo o ministro, que falava na abertura do seminário sobre “responsabilidade das grandes empresas e dos organismos públicos no apoio às micro, pequenas e médias empresas”, o

ambiente de negócios em Angola encontra-se numa trajectória que ajuda o crescimento da economia nacional.

Para Abrahão Gourgel, com a criação das micros, médias e pequenas empresas torna mais fácil a abertura e operacionalização de negócios, bem como a geração de mais postos de trabalho para a juventude.

O ministro sublinhou que o Governo tem se revelado ambicioso no processo alargado de reforma a implementar e está a aproveitar o dinamismo criado por essas empresas para criar externalidade de uma reforma ainda mais profunda e rigorosa no ambiente de negócios.

Abrahão Gourgel acrescentou que o governo está a implementar importantes medidas de simplificação dos procedimentos e exigências burocráticas e ao mesmo tempo em que continua a expandir e a melhorar as infra-estruturas básicas através do investimento público.

A recuperação, expansão e a melhoria de infra-estruturas, continuou o ministro, são factores que produzem importantes externalidades positivas porque beneficiam a todas as empresas, ajudando a reduzir os seus custos de produção e tornando as políticam mais competitivas.