News & Announcements

17/11/2011: Autoridades angolanas garantem apoio a Portugal em momento menos bom

Autoridades angolanas garantem apoio a Portugal em momento menos bom
Luanda - O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, referiu que lhe foi transmitido pelo Presidente José Eduardo dos Santos, de modo objectivo, que Portugal poderia contar com o Governo angolano para este período difícil que atravessa.
 
Neste contexto, acrescentou que abordou com o estadista angolano o desejo das autoridades portuguesas de, no quadro do processo de revisão da pauta aduaneira, ver alguma abertura apenas para que, sobretudo no que respeita aos exportadores portugueses fosse conferido algum tempo para que eles pudessem ajustar-se a este processo.
 
Falando em conferência de imprensa conjunta nos jardins do Palácio Presidencial, disse que o Governo português está a seguir com muita atenção o que se está a passar relativamente a política comercial que o Governo angolano tem vindo a empreender.
 
 "O Presidente da República transmitiu as suas preocupações nesta matéria e Portugal entende que Angola, dentro do quadro da Organização Mundial do Comércio (OMC) possa ter necessidade e, alguns aspectos, poder corrigir a sua pauta aduaneira", disse.
 
Argumentou que com este enquadramento e, neste contexto, não deixarão de encontrar os canais adequados para que, nomeadamente no que respeita a este assunto, possam obter algum tempo necessário ao ajustamento que os exportadores portugueses necessitam, de modo a que Angola possa prosseguir a sua estratégia de diversificação da sua economia sem, com isso, estar a criar, no curto prazo, um problema adicional aos exportadores portugueses.