News & Announcements

20/11/2014: PR aborda cooperação com diplomata japonês

PR aborda cooperação com diplomata japonês

Luanda- Questões de interesse bilateral no domínio da cooperação entre Angola e o Japão, estiveram no centro do diálogo ocorrido nesta, quarta-feira, em Luanda, entre o Presidente da República, José Eduardo dos Santos e o embaixador cessante japones, Ryozo Myoi.

O diplomata japones abordado pela imprensa depois de terminar a audiência que lhe concedeu o Chefe de Estado Angolano, considerou que actualmente o estado da cooperação entre ambos países está no "caminho crescente".

Neste capitulo (cooperação), destacou a implementação já em curso por parte do  governo do seu país de projectos no hospital Josina Machel, Porto do Namibe e no centro de formação de Viana (Luanda).

Informou ainda que da parte empresarial privada japonesa existe também a implementação de projectos para a construção de três fábricas texteis, bem como a assinatura recente de um contrato com autoridades angolanos na área de instalação de cabos submarinos que liga Angola ao Brasil, a cargo de uma empresa do Japão.

Ryozo Myori que deixa hoje a capital do país, após missão de três anos na República de Angola, frisou que "existe cada vez mais envolvimento de empresários e do próprio governo em projectos para este país e que a tendência é aumentar o número de empresas a investirem devido a situação política estável".

Disse por outro lado, que aproveitou a ocasião para manifestar ao Alto Mandatário Angolano em nome do governo japones os profundos sentimentos de pesar pelo passamento físico do nacionalista Afonso Van-Dúnem "Mbinda", falecido no passado dia 14 deste mês, vítima de doença.

Explicou que a opotunidade foi aproveitada para de igual modo felicitar as autoridades angolanas pela eleição de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, acrescentado que "Angola  merece este lugar porque tem grande experiência a nível político e diplomático".