Press Release

20/11/2014: EUA: BARACK OBAMA DESTACA EMPENHO DE ANGOLA NA PACIFICAÇÃO DA REGIÃO DOS GRANDES LAGOS

EUA: BARACK OBAMA DESTACA EMPENHO DE ANGOLA NA PACIFICAÃÃO DA REGIÃO DOS GRANDES LAGOS

Washington - O Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, reconheceu terça-feira os progressos registados em Angola, desde o alcance da paz e felicitou o Chefe de Estado angolano pelo seu empenho pessoal relativamente à assumpção dos compromissos no âmbito da Conferência Internacional dos Grandes Lagos (CIRGL), que minimizam os conflitos no continente africano.

Barack Obama disse que os Estados Unidos da América reconhecem e apreciam a posição de liderança que Angola assumiu, no continente, particularmente na Conferência Internacional na Região dos Grandes Lagos (CIGRL) e na SADC e enfatizou que “desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, em Maio de 1993, a cooperação bilateral não se resume apenas ao comércio mas também através de um compromisso para o alcance da paz e segurança regionais.

O Estadista norte-americano felicitou Angola  pela sua eleição a membro não - permanente do Conselho de Segurança da ONU e pela presidência do Processo Kimberly, realçando que são “sinais de crescimento do engajamento do país na arena internacional, o que promove um futuro brilhante, seguro e próspero para todos os angolanos”.

“Nesta última década, Angola não apenas se recuperou da guerra civil devastadora, como igualmente desenvolveu uma economia que se posiciona de entre as maiores do continente africano”, disse Barack Obama durante uma audiência que concedeu, na Casa Branca, ao novo embaixador Angolano nos Estados Unidos da América, Agostinho Tavares da Silva Neto.

Na cerimónia, que serviu para o novo chefe da missão de Angola em Washington apresentar as suas cartas credenciais, Barack Obama referiu que a indicação do diplomata angolano acontece num momento crucial das relações bilaterais entre os dois Estados que tendem a crescer cada vez mais.

Durante a mesma, o diplomata angolano realçou os dividendos da paz e o processo de consolidação da reconciliação nacional que ocorre no nosso país.

“Após mais de 20 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países é notório o volume de negócios cujas transacções cresceram significantemente, que é visível pelo número de companhias americanas que operam em Angola, nomeadamente nos sectores de óleo e gás”, disse o diplomata Angolano.

No seu discurso durante a cerimónia de acreditação na Casa Branca, o embaixador Agostinho Tavares, fez igualmente referência às prioridades de desenvolvimento de Angola, no contexto do progresso económico descritas no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017, que prevê investimentos consideráveis em infra-estruturas e nos sectores de energia, indústria, agricultura e saúde,  para promover a diversificação económica, a melhoria das condições de vida das populações e reduzir as assimetrias entre os diferentes regiões do país.

Os progressos alcançados pelo país na cooperação bilateral entre os dois países, que se pretendem cada vez mais diversificados assim como o empenho do Executivo angolano no reforço das instituições democráticas, no sentido de uma melhoria na defesa dos direitos humanos, na redução da pobreza e na boa governação foram igualmente destacados pelo embaixador Agostinho Tavares.

Assistiram à cerimónia de acreditação do quinto embaixador de Angola nos EUA, a embaixatriz Prudência da Silva e membros da sua família, tendo logo de seguida ambos sido saudados pelos diplomatas e funcionários, nas instalações da missão diplomática, na capital federal dos Estados Unidos da América.

Agostinho Tavares é licenciado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília e apresentou as suas cartas figuradas ao Departamento de Estado dos EUA no passado dia 14 de Novembro..

Agostinho Tavares, foi nomeado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, aos 26 de Agosto de 2014, para chefiar a missão diplomática de Angola nos Estados Unidos da América, Washington, D.C.