Press Release

13/11/2014: EMBAIXADA DE ANGOLA CELEBRA DIA DA INDEPENDÊNCIA COM ACTO DE CONFRATERNIZAÇÃO

EMBAIXADA DE ANGOLA CELEBRA DIA DA INDEPENDÃNCIA COM ACTO DE CONFRATERNIZAÃÃO

Washington - A Embaixada de Angola nos Estados Unidos da América realizou na tarde de segunda-feira (dia 10), nas suas instalações, um acto de confraternização alusivo aos 39 anos da independência nacional no qual estiveram presentes os cônsules gerais e vice-cônsules de Angola nos EUA, nomeadamente de Nova Iorque, Houston e Los Angeles, diplomatas e funcionários.

De acordo com uma nota de imprensa da embaixada angolana chegada à Angop, além de responsáveis diplomáticos, o acto de confraternização contou a presença de representantes da associação comunitária Kudissanga, que congrega angolanos residentes na zona metropolitana de Washington, e o presidente da Câmara de Comércio EUA/Angola, Jeanine B. Scott.

Na sua intervenção, de abertura do evento, Alberto Ribeiro, Embaixador de Angola nos EUA em fim de missão, rendeu homenagem aos muitos filhos de Angola, que deram o melhor de si e derramaram o seu sangue para que hoje o país se tornasse um Estado soberano e independente no concerto das nações.

Realçou a importância da efeméride maior de Angola alcançada num momento muito difícil da sua história e que contribuiu em grande medida para o processo de independência de vários países da região da SADC.

O diplomata, enfatizou igualmente, as conquistas alcançadas por Angola, em trinta e nove anos de independência e as acções do Executivo em prol da reconstrução nacional, visando a erradicação da pobreza e a estabilidade política e macroeconómica do país, nestes doze anos de Paz.

Na ocasião, o diplomata angolano em fim de missão aproveitou a oportunidade para desepedir-se dos presentes agradecendo a cooperação e o trabalho em equipa no exercício das suas funções.

O embaixador Alberto Ribeiro, apresentou as suas cartas credenciais ao Presidente Barack Obama, na Casa Branca em Washington, D.C., capital federal dos Estados Unidos da América no dia 9 de Setembro de 2011, tendo sido nomeado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a 26 de Agosto de 2014, para chefiar a Embaixada de Angola nos Países Baixos (Holanda).

O programa da cerimónia incluiu um momento cultural com a actuação de Hélder Costa, músico angolano, residente em Houston, Estado do Texas.

Os presentes assistiram igualmente ao vídeo “Welcome to Angola”, produzido pelo GRECIMA, com imagens que mostram o processo de reconstrução de infra-estruturas em curso no país, dando igualmente realce ao potencial hídrico e turístico de Angola, recursos muito importantes que o país possui e que têm contribuído para o crescimento da economia.

Honraram o evento com a sua presença, a Embaixatriz de Angola nos EUA, Maria Odete Ribeiro, Ana Dias Lourenço, Directora Executiva que representa Angola na 25ª constituência no Banco Mundial, bem como os representantes Comercial e da ANIP nos EUA, nomeadamente Ana Beatriz Costa e Hamilton Costa.