News & Announcements

09/11/2014: Independência trouxe maior estímulo no sector da educação - Director

Independência trouxe maior estímulo no sector da educação - Director

Malanje - O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Gabriel Boaventura, considerou, sábado nesta cidade, que a independência trouxe para os angolanos um maior estimulo e expansão da educação para o país.

O responsável que dissertava uma palestra promovida pela União Nacional  dos Estudantes  referiu que com a conquista da independência os cidadãos sentem-se cada vez mais motivados em dar sequência aos seus estudos.

Lembrou que o país passou por várias difículdades em que as condições sociais eram precárias, pois os cidadãos nacionais eram a maioria, mas apenas os filhos dos colonizadores tinham direito a boas escolas e melhores professores.

Gabriel Boaventura salientou que com a  liberdade a situação mudou positivamente, permitindo maior inserção de angolanos no sistema de ensino.

Por sua vez, o presidente provincial da União dos Estudantes, Fernando Cristóvão João, exortou a juventude a refletir sobre os ganhos que a independência trouxe, pois trata-se da primeira grande conquista do povo angolano.

Disse que esta actividade visa resgatar os valores democráticos, culturais e patrióticos de forma que estejam todos capacitados para defenderem os interesses da nação.