News & Announcements

04/11/2014: Indonésia: Vice-presidente da República termina visita de trabalho

Indonésia: Vice-presidente da República termina visita de trabalho

Jacarta (Do enviado especial) - O Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, deixou na manhã desta segunda-feira Jacarta, a capital indonésia, onde esteve em visita de trabalho de quatro dias, no quadro do reforço das relações de cooperação entre os dois Estados.

Manuel Vicente foi recebido em audiência pelo Presidente da Indonésia, Joko Widodo, a quem transmitiu uma mensagem verbal do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, felicitando-o pela recente eleição e empossamento a 20 de Outubro passado.

Na mensagem José Eduardo dos Santos manifestava também a disponibilidade e interesse de reforçar a cooperação, nos mais variados sectores.

Manuel Vicente manteve também um encontro de trabalho com o seu homólogo, Muhammad Jusuf Kalla, além de testemunhar a assinatura de um Acordo Quadro de Cooperação para a maximização dos resultados de exportação de petróleo e gás entre as empresas petrolíferas SONANGOL e PERTAMINA.

O Vice-presidente da República declarou, à imprensa, que os dois países pretendem aumentar a cooperação nos sectores energéticos, na perspectiva de uma complementariedade económica, com vantagens recíprocas.

Segundo Manuel Domingos Vicente, a ideia é, juntos, investir-se em Angola, na Indonésia e em noutras partes do mundo, onde haja interesse comum, nos domínios da exploração, produção e comercialização do crude, bem como na exploração e comercialização de derivados do petróleo.

Revelou que, no quadro da cooperação bilateral, as partes estudam também a possibilidade de Angola ajudar a cobrir o défice energético actual da Indonésia, que já foi exportador de petróleo.

Manuel Vicente disse acreditar que as duas companhias farão uma boa parceria na pesquisa, produção e comercialização do crude e que conseguirão criar capacidades técnicas para participar conjuntamente em licitações para explorar petróleo e seus derivados.

Considerou que o maior desafio estará na captação de recursos financeiros para levar avante os grandes planos e também o recrutamento e treinamento de pessoal para fazer face aos desafios.

Integraram a delegação angolana, na visita à Indonésia, o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, o embaixador angolano na Indonésia, Fidelino Loy Figueiredo, entre altos funcionários do Estado angolano.