News & Announcements

04/11/2014: Moxico: Existência das FAA fortes serve como factor de persuasão - diz Ministro da Defesa Nacional

Moxico: Existência das FAA fortes serve como factor de persuasão - diz Ministro da Defesa Nacional

Luena - A existência no país das Forças Armadas fortes serve como factor de persuasão para desencorajar qualquer aventureiro interno ou externo que pretenda pôr em causa, a Paz alcançada com muito sacrifício, disse nesta segunda-feira no Luena, o ministro da Defesa Nacional, João Manuel Gonçalves Lourenço.

O governante que falava em parada para as tropas da 72ª Brigada de Infantaria e Motorizada da região militar leste (Moxico), argumentou que “ ter um exército potente não significa uma intenção de atacar qualquer que seja, mas sim, para se defender daquele que tenta reverter o estado actual da nação”.

Para o ministro da defesa nacional, desenvolver um país que é uma tarefa civil custa muitos recursos humanos, horas de trabalho, suor, sacrifício e dinheiro, por isso, apelou as Forças Armadas a preservarem as conquistas alcançadas, garantido a estabilidade, segurança das fronteiras e do interior do país.

Na ocasião, o responsável militar enalteceu a reconstrução e construção de infra-estruturas sócio–económicas do país, o que está permitir a criação de melhores condições de vida dos angolanos.

O general João Lourenço mostrou–se, por outro lado, satisfeito com o nível de escolaridade aceitável do efectivo daquela unidade, o que segundo o ministro, orgulha a nação, por permitir o entendimento rápido de qualquer orientação que lhes for transmitida.

“No passado grande parte dos combatentes da luta de libertação nacional eram analfabetos, mas conseguiram vencer a luta contra o apartheid que diziam ser invencível”, lembrou o ministro da defesa, sublinhando que agora com militares formados as fileiras estão mais eficazes e coesas.

Ressaltou que os níveis académicos alcançados vão permitir também trabalhar com as novas tecnologias de forma a desenvolver e corresponder as actuais exigências e transformações em curso nas FAA.

Esta é a primeira visita que João Lourenço efectua na província do Moxico na qualidade de ministro da Defesa. A Região Militar Leste integra as províncias do Moxico, Lunda - Sul e Lunda - Norte.

Nessa sua deslocação, o ministro fez-se acompanhar de Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas Angolanas, general Geraldo Sachipengo Nunda, do comandante do Exército, general Lúcio do Amaral, entre outras altas patentes do exército angolano.