News & Announcements

23/10/2014: Falta de qualidade na prestação de serviços entre os maiores problemas do sector da saúde

Falta de qualidade na prestação de serviços entre os maiores problemas do sector da saúde

Luanda - A falta de qualidade da prestação de serviços no sistema nacional de saúde tem sido um dos maiores problemas do sector e que deve merecer a devida atenção para se melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, admitiu nesta quarta-feira, em Luanda, o secretario de Estado para a Saúde, Carlos Alberto Masseca.

Na cerimónia de abertura do II Congresso da Clínica Girassol, Carlos Alberto Masseca referiu que estes problemas  reflectem-se naquilo que é o nível de satisfação individual em relação aos serviços prestados.

Por essa razão, salientou, este congresso está centrado em dois temas fundamentais, nomeadamente “a excelência e humanização e caminhos para a solução daquilo que hoje é um dos maiores problemas do sistema nacional de saúde, e pelo grau de satisfação dos utentes com relação a esta problemática”.

Segundo o responsável, nos últimos anos foram feitos grandes esforços incorporando-se as novas tecnologias e as formações contínuas no ramo da saúde para colmatar algumas lacunas registadas.

Na ocasião, lembrou ainda que  país continua a viver uma situação de alerta devido a epidemia provocada pelo vírus  do Ébola, não obstante os esforços feitos pelo executivo em criar um plano nacional de contingência.

"Pois, continuamos a pensar que cada um de nós individual ou colectivamente deve participar deste esforço, de tal forma que se surgir um caso  a capacidade de resposta seja suficiente para resolver este problema", disse.

Segundo o secretário de Estado, este congresso enquadra-se a todo um esforço que vem sendo  feito pelo executivo no sentido de melhorar a qualidade de vida dos angolanos.

Avançou igualmente que  os objectivos deste congresso enquadram-se no plano nacional de desenvolvimento 2013-2017 e no plano nacional de desenvolvimento sanitário 2012/2025 , bem como na política para formação de quadros elaborada pelo governo .

"Acreditamos que neste congresso e nos diferentes temas vai-se rever um conjunto de aspectos ligados à complexidade do sistema de saúde, desde o nível primário ao terciário", concluiu.

O evento, designado "Girassol 2014", tem como objectivo oferecer uma visão ampla sobre o melhor conhecimento disponível da assistência à saúde, bem como proporcionar um espaço de convívio e troca de experiência  entre os profissionais de saúde, com enfoque para a utilização de novas tecnologias aplicadas à pratica clínica.