News & Announcements

20/10/2014: Angola pode ser importante parceiro dos EUA no Conselho de Segurança da ONU - enviado americano

Angola pode ser importante parceiro dos EUA no Conselho de Segurança da ONU - enviado americano

Luanda - Angola pode ser um parceiro importante para os Estados Unidos da América (EUA) no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), declarou hoje, segunda-feira, em Luanda, o enviado americano para Região dos Grandes Lagos, Russel Feingold.

O diplomata americano falava à imprensa no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, na ”Cidade Alta”.

“Do ponto de vista dos Estados Unidos pensamos que Angola vai ser um país muito útil com o qual poderemos trabalhar”, salientou.

Afirmou que os EUA felicitam Angola pela eleição a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para o período 2015/2016, referindo que a escolha pela margem “muito significativa” de votos honra o país.

O enviado dos Estados Unidos da América para a Região dos Grandes Lagos referiu que Angola tem demonstrado uma “liderança muito forte” a nível do continente e internacional.

Russel Feingold disse ter abordado também com o Vice-presidente da República sobre cooperação regional na perspectiva de Angola liderar uma iniciativa de criação de oportunidades económicas para paz na região.

Afirmou que Angola tem estado a testemunhar um desenvolvimento económico forte e acreditar que este país quer que os países vizinhos se desenvolvam também, mediante a construção de infra-estruturas, como as ferroviárias, que beneficiassem aos outros países.

“Já é chegada a altura de o povo da RDC começar a beneficiar dos recursos do seu país”, como parte dos dividendos da paz, rematou.