News & Announcements

14/10/2014: FAA constituem reserva do Sistema Nacional de Saúde, diz José Van-Dúnem

FAA constituem reserva do Sistema Nacional de Saúde, diz José Van-Dúnem

Luanda - As Forças Armadas Angolanas (FAA) constituem reserva do Sistema Nacional de Saúde, devido ao seu contributo e participação activa nos vários programas a nível do ramo, principalmente em zonas fronteiriças e de difícil acesso, afirmou o ministro da Saúde, José Van -Dúnem.

O membro do Executivo falava à imprensa, à margem do 14º encontro de saúde militar dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que vai decorrer até ao dia 16 do corrente mês, na capital do país.

Neste contexto, referiu que por razões ligadas à sua actividade, as FAA podem atingir com maior rapidez as zonas de difícil acesso, constituindo deste modo, um parceiro incontornável na eficiência da promoção dos serviços de saúde às populações.

Por outro lado, frisou que  as FAA são instrumentos da defesa da soberania do país e, desde a sua criação, têm vindo a crescer gradualmente em várias vertentes, fundamentalmente no quadro da sua reorganização, preservando assim a sua imagem a nível nacional e internacional.

Apontou as acções que são realizadas com exactidão através do aumento do espírito de missão, participação em programas dos serviços locais, como campanhas de doação de sangue, vacinação, desminagem e outras.

O 14º encontro de saúde militar da SADC vai abordar temas relacionados com “A situação do HIV/Sida em Angola”, “Cooperação americana na investigação do HIV/Sida em África” e “Psicologia no HIV/Sida”.

Serão também discutidas questões relacionadas com a “Situação da malária em Angola e nas FAA”, “Situação da tuberculose em Angola nas FAA e SADC”, “A pandemia da diabetes Mellitus e seus desafios” e “Estudo da prevalência de marcadores serológicos no departamento de hemoterapia”.

Para este evento procura-se a participação activa dos representantes dos países membros, na discussão científica e organizacional dos temas propostos nos diferentes componentes, com vista a fortalecer-se a cooperação entre os Serviços de Saúde Militar dos Países da SADC.