News & Announcements
14/11/2011: Defesa e economia dominam audiência concedida pelo Chefe de Estado ao ministro sérvio
Vuc Jeremic, que falou à imprensa no final do encontro, referiu que este serviu também para manifestar a boa impressão pela maneira como Angola está a desenvolver, especialmente a cidade de Luanda.
Para o interlocutor, Angola e Sérvia estão a escrever, a partir de hoje, uma nova página nas ligações bilaterais, facto que poderá ser "resumido em boas relações", referiu.
Na ocasião, lembrou que o seu país é um dos maiores sucessores da antiga Jugoslávia e tem uma relação privilegiada com os países africanos, tal como foi no passado e continua até ao presente.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Vuc Jeremic, foi recebido pelo seu homólogo angolano, Georges Chikoti, durante um encontro onde foram propostos quatro acordos por parte da Sérvia e outro por Angola, que merecerão apreciação, para posteriormente serem rubricados.
Os referidos acordos versam sobre a protecção recíproca de investimento, cooperação entre os ministérios das Relações Exteriores, cooperação científica e uma série de possibilidades que poderão explorar sobretudo no domínio empresarial.
A Sérvia, cuja capital é Belgrado, está localizada no sudeste da Europa, na região balcânica. Faz fronteira a sudoeste com Montenegro, país do qual se separou em 2006, a oeste com a Bósnia e Herzegovina, a noroeste com a Croácia e a sul com a Macedônia e Albânia, a leste com a Romênia e a Bulgária e a norte com a Hungria.
É uma ex-República Jugoslava, tendo integrado, até Junho de 2006, uma confederação com Montenegro denominada Sérvia e Montenegro.
No dia 5 de Junho do mesmo ano, a Sérvia declarou sua independência, dois dias após Montenegro ter feito o mesmo.
A 22 de Dezembro de 2009, a Sérvia apresentou a candidatura oficial de adesão à União Europeia.