News & Announcements

09/10/2014: Presidente da República inteira-se de funcionamento da fábrica de cimento CIF Luanda

Presidente da República inteira-se de funcionamento da fábrica de cimento CIF Luanda

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inteirou-se hoje, quinta-feira, do funcionamento da fábrica de cimento CIF Luanda, onde recebeu explicações sobre a actividade produtiva da unidade industrial, localizada no município de Icolo e Bengo, comuna de Bom Jesus.

Trata-se de uma fábrica que abrange cerca de um milhão de metros quadrados, divididos em dois blocos, com a área de produção à sul e de escritórios para norte.

A unidade tem duas linhas de produção, cada uma, com capacidade de cinco mil toneladas/dia, sendo a produção anual projectada de 3,6 milhões de toneladas de clinquer e quatro milhões de cimento Porteland.

A construção da primeira linha de produção começou a 28 de Maio de 2009 e foi concluída a 6 de Outubro de 2011, com duração de apenas 18 meses.

A unidade fabril, a qual laboram cerca de 80 trabalhadores angolanos, possui capacidade para produzir, na sua central térmica, 145 Mega Watts (MW) de energia, além de três turbinas, sendo duas a vapor e uma a gás.

Cada turbina, a vapor, produz cerca de 36 MW, enquanto a turbina a gás 37. A energia produzida abastece exclusivamente a fábrica, mas, futuramente, poderá fornecer 50 MW de corrente eléctrica para a rede pública.

Bom Jesus é uma comuna do município de Icolo e Bengo, em Luanda, situado na margem direita do rio Cuanza, dista cerca de 60 quilómetros à sudeste da capital angolana.